Menisco Discoide
| Menisco Discoide | ![]() |
![]() |
![]() |
|
Um menisco discóide é uma anomalia congênita que se apresenta displásico e diferente de sua forma normal. Permanece em estado embrionário e interposto entre os côndilos laterais do fêmur e da tíbia, a massa grossa forma um disco diferente de sua formação tradicional em “C” ou semilunar. Envolve geralmente o menisco lateral, com envolvimento ocasional do menisco medial. CLASSIFICAÇÃO A - Tipo Completo: menisco que encobre a totalidade do côndilo tibial e sua inserção periférica normal; B – Tipo Incompleto: menisco que não encobre a totalidade do côndilo da tíbia e sua inserção periférica é normal; C- Tipo ligamento de Wrisberg: Não possui inserção no corno posterior do côndilo tibial no entanto existe uma inserção no ligamento de Wrisberg.
QUADRO CLÍNICO A apresentação clínica de um paciente com menisco lateral discóide pode ser muito variável e geralmente está relacionada com o tipo de menisco e com a presença ou ausência de lesão. Quando lesionado, os sintomas são semelhantes àqueles de uma lesão meniscal em um indivíduo com menisco de forma normal. DIAGNÓSTICO O diagnóstico é feito pela associação dos aspectos clínicos com a confirmação radiológica. O Rx simples pode apresentar um aumento do espaço articular lateral. A Ressonância Magnética (RM) confirma o diagnósco assim como fornece idéia da classificação desse menisco discóide.
TRATAMENTO O tratamento do menisco discóide é muito semelhante as lesões meniscias sem serem discóide. Os casos de diagnóstico casual, sem sintoma, não devem evidentemente serem tratados cirurgiacamente. Estes pacientes devem ser acompanhados pois a chance de futuramente apresentarem é relativamente maior. Quando estamos diante de um menisco discóide com lesão, esta deve ser abordada de maneira semelhante as outras lesões meniscais. No tratamento artroscópico é realizada uma meniscoplastia, ou seja, é retirada somente a parte lesada do menisco, sendo que o resultado final do procedimento pode nos gerar um menisco do tamanho que originalmente deveria ter. Evidentemente o tratamento varia conforme o tipo de lesão e a brevidade do tratamento.
|




